
Atividade inserida no Projeto “Inteligência Artificial: da Lógica às Humanidades” (CNPq).
Raciocínio crítico (ou pensamento crítico) é o processo que envolve avaliar opiniões antes de considerá-las verdadeiras. Ou seja, envolve assumir uma posição crítica usando habilidades de alfabetização, incluindo lógica, argumentos sólidos e a capacidade de entender perspectivas antes de fazer suposições ou chegar a uma conclusão. O pensamento crítico inclui aprender os princípios da argumentação, questionar o status quo, revisar as formas existentes de pensar as coisas, verificar fatos e suposições comuns e inclusive verificar se um sistema de IA está se comportando razoavelmente.
Criatividade e pensamento crítico são habilidades essenciais para economias e sociedades complexas, globalizadas e cada vez mais digitalizadas. Embora os professores e os formuladores de políticas educacionais considerem a criatividade e o pensamento crítico como objetivos importantes de aprendizado, ainda não está claro para muitos o que significa desenvolver essas habilidades no ambiente escolar. Para torná-las mais visível e tangível aos profissionais, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) trabalhou com redes de escolas e professores em 11 países testando um conjunto de recursos pedagógicos que exemplificam o que significa ensinar, aprender e progredir na criatividade e no pensamento crítico no ensino fundamental e ensino médio.
Introdução
Os estudantes não estão bem preparados para enfrentar os desafios desse novo mercado devido ao treinamento inadequado em habilidades de pensamento crítico, colaboração, criatividade e comunicação. Educar os alunos com pensamento crítico significa instilar a capacidade de tomar decisões, conduzir análises aprofundadas e avaliar as informações recebidas, sem aceitar o que é socialmente aceito como verdadeiro. Quais são os principais elementos da criatividade e do pensamento crítico? Que estratégias e abordagens pedagógicas os professores podem adotar para promovê-las? A preocupação é muito relevante, a ponto de um projeto internacional (projeto OECD-CERI) ter sido levado a cabo para apoiar atividades de professores em 11 países em criatividade e pensamento crítico no ensino e aprendizagem cotidianos – é o que propomos aplicar neste projeto.
As pessoas poderão sobreviver em uma sociedade dominada pela IA se forem capazes de explorar máquinas para complementar suas habilidades, e não seguirem o que as máquinas as mandam fazer. Os alunos devem ser preparados para que o resultado do avanço tecnológico não seja infeliz. As máquinas estão melhorando em muitos dos elementos que estão sob a égide do pensamento crítico, mas o pensamento crítico continuará sendo a pedra angular do trabalho humano na era digital. Alguns dos temas a serem abordados são:
1. Introdução à noção de argumento;
2. O papel da lógica: argumentos válidos versus bons argumentos;
3. A importância de avaliar premissas;
4. Como usar o pensamento crítico para combater Fake News;
5. Introdução à noção de explicação;
6. Introdução à noção de causa e efeito.
O que é Pensamento Crítico?
Argumentação e Ciência
Pensamento Crítico e IA
