“Lógica” no FiloLibras

O objetivo do FiloLibras é transpor didaticamente conteúdos de Filosofia para o Ensino Médio considerando a perspectiva cognitiva do estudante surdo em suas particularidades.

Desta forma, o roteiro é pensado de modo a não ser uma simples tradução de uma aula, mas sim um conteúdo gesto-visual específico, considerando o pensamento filosófico em sua toda riqueza e rigor conceitual. Além disso, o sinalário apresentado no início da aula, com termos técnicos e outros específicos ao conteúdo (incluindo sinais criados pelo FiloLibras), também pretende servir de apoio aos intérpretes e docentes enquanto um material de referência. Vale citar que o sinalário inicial é explicado de maneira informal, tendo sua definição específica ao conteúdo explicada formalmente no decorrer da aula.

O maior desafio em preparar o roteiro da aula é tornar acessível à linguagem gesto-visual e ao pensamento concreto uma área de conhecimento atrelada intimamente à linguagem escrita e abstrações. Desta forma, o roteiro precisa ser pensado de forma conjunta ao intérprete e demais editores das aulas, para que sejam utilizadas as palavras necessárias e suficientes ao conteúdo pretendido, bem como para que seja possível ilustrar os exemplos com o máximo de gráficos e imagens, buscando atrelar o tema à realidade do surdo e suas experiências pessoais. Tudo isso sem perder o rigor técnico proposto pelo projeto.

Resumidamente, o processo de preparação de uma aula é o seguinte:

  1. seleção e elaboração de roteiro;
  2. gravação de áudio da aula;
  3. elaboração de slides de apoio;
  4. criação de sinalário;
  5. confecção de vídeo com interpretação de Libras;
  6. criação de áudio em português para traduzir a interpretação em Libras e auxiliar os docentes de Filosofia e estudantes de Libras.
Neste vídeo convidamos vocês a conhecerem a disciplina filosófica chamada Lógica. O que é Lógica? Quais são seus conceitos centrais? Quais problemas esta disciplina busca responder? Quem são os principais filósofos que pensaram a Lógica? Como ela está presente em nosso cotidiano? São estas questões que guiam a aula que trazemos para vocês. Para elaboração do conteúdo desta aula contamos com a colaboração do Dr. Rafael Testa, Pesquisador Associado do CLE-Unicamp.

O FiloLibras é realizado pelo Prof. Dr. João Antonio de Moraes (responsável pelo conteúdo de Filosofia), pelo Prof. Dr. Lucimar Bizio (responsável pela interpretação em Libras e criação do sinalário) e por um bolsista (responsável pela edição). A partir do Módulo 2 do projeto algumas aulas contam com a colaboração de especialistas para seleção e elaboração do roteiro, que é desenvolvido junto aos professores coordenadores do FiloLibras.

Saiba +

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *