SBL no Dia Mundial da Lógica 2022

Em 26 de novembro de 2019, a 40ª Conferência Geral da UNESCO proclamou 14 de janeiro como o Dia Mundial da Lógica (World Logic Day – WLD), um dia global de apoio ao desenvolvimento da lógica por meio do ensino e da pesquisa, bem como à divulgação pública da disciplina.

A data escolhida para celebrar o Dia Mundial da Lógica, 14 de janeiro, corresponde à data da morte de Kurt Gödel e à data de nascimento de Alfred Tarski, dois dos mais destacados lógicos do século XX.

A capacidade de pensar é uma das características mais definidoras da humanidade. Em diferentes culturas, a definição de humanidade está associada a conceitos como consciência, conhecimento e razão. De acordo com a tradição ocidental clássica, os seres humanos são definidos como “animais racionais” ou “lógicos”. A lógica, como a investigação sobre os princípios do raciocínio, foi estudada por muitas civilizações ao longo da história e, desde suas primeiras formulações, a lógica desempenhou um papel importante no desenvolvimento da filosofia e das ciências.

UNESCO, sobre o WLD

O Conseil International de Philosophie et des Sciences Humanes (CIPSH), da UNESCO, e sua organização membro, a Divisão de Lógica, Metodologia e Filosofia da Ciência e Tecnologia da União Internacional de História e Filosofia da Ciência e Tecnologia (DLMPST/IUHPST), estão coordenando a celebração anual dinâmica e global do Dia Mundial da Lógica com o objetivo de fomentar a cooperação internacional, promover o desenvolvimento da lógica, tanto na pesquisa quanto no ensino, apoiar as atividades de associações, universidades e outras instituições envolvidas com lógica e melhorar a compreensão pública da lógica e suas implicações para a ciência, tecnologia e inovação.

SBL no WLD2022

Diversos eventos ao redor do mundo estão sendo organizados para comemorar o WLD2022. Neste ano, a iniciativa escolhida pela Sociedade Brasileira de Lógica (SBL) para celebrar este dia é o “Falando em Lógica…”, com o objetivo de promover um encontro com pessoas e grupos de pessoas que se destacam na arte de comunicar Lógica. A iniciativa inclui uma série de vídeos, além de uma mesa redonda para discutir os desafios e propostas para enriquecer o ensino e divulgação de lógica no Brasil.

Participei do evento para falar de minha colaboração no Projeto IFSP FiloLibras (na produção de conteúdo de Lógica em LIBRAS). Tal projeto, coordenado pelos professores João de Moraes e Lucimar Bizio (IFSP-Votuporanga), busca levar acessibilidade ao debate filosófico, sendo o primeiro canal de Filosofia para Surdos no Brasil. Falei também sobre minha participação nos projetos IdeIA+ e LógicaMX.

Outros projetos que participaram da iniciativa da SBL são:

Confira a seguir minha participação, e aproveite para deixar seu like e comentário! Afinal, nestes tempos regidos por algoritmos, precisamos mostrar para as redes sociais quais conteúdos são relevantes e merecem uma maior entrega! Aproveitem para seguir os canais do FiloLibras e SBL no Youtube! 😉

Lógica no FILOLIBRAS

Leave a comment

Your email address will not be published.